Você vai nos agradecer por esse guia sobre agradecimento a doadores…
Piadas infames à parte, bons agradecimentos aos apoiadores — especialmente aqueles que fazem doações recorrentes — devem fazer parte das estratégias de toda OSC. Afinal, para começar, todos sabemos como conquistar novos doadores é complexo. Porém, além disso, um bom agradecimento é uma ferramenta muito eficaz para reter doadores na sua base — e garantir que eles continuem contribuindo continuamente.
Nesse sentido, a primeira dica é: um agradecimento básico é muito melhor do que nenhum agradecimento. É indispensável enviar, pelo menos, um contato confirmando que a doação foi recebida e a OSC é grata por ela. Para tanto, você pode usar canais como SMS e e-mail, automatizando esses contatos com seu sistema de CRM.
Com essas mensagens, você pode aproveitar para relembrar o doador por que ele doou e qual impacto essa contribuição vai gerar. Todo mundo está acostumado a receber pedidos, então um agradecimento é sempre uma boa surpresa.
Além disso, com a automatização via CRM, é possível planejar uma régua de boas-vindas, com vários impactos. Utilizando de três a cinco e-mails, você pode informar e inspirar seu novo doador — fazendo com que ele tenha ainda mais certeza de sua contribuição e queira mantê-la nos próximos meses. Uma frequência de um e-mail/SMS por semana é ideal para essa régua de boas-vindas.
Mas e as cartas escritas? E os kits de boas-vindas? Realmente, esses contatos podem ser muito mais impactantes que um e-mail ou SMS. Contudo, eles demoram alguns dias para chegar à casa do doador — e é essencial ter algum contato, pelo menos, até 48 horas após a doação. Um método não exclui o outro.
A abordagem certa faz toda a diferença
Pense no novo doador como uma pessoa que é introduzida à sua família ou ao seu círculo de amigos — você quer que ela se sinta acolhida, não é mesmo? Para isso, você não pode usar um tom distante e impessoal, tratando essa pessoa como qualquer outra.
Sendo assim, recomendamos escrever seus e-mails e mensagens de boas-vindas com uma abordagem calorosa e positiva — ainda que tudo seja automatizado. Não se esqueça de segmentar a mensagem de acordo com a campanha que a pessoa doou. Você também pode segmentar por perfil: idade, gênero, local de moradia, entre outros aspectos. Isso faz com que a mensagem pareça mais próxima, mesmo que automática.
Demonstre gratidão e faça com que o doador se sinta parte da causa, parte da solução que a OSC proporciona. Neste momento, não é indicado fazer outros pedidos de doação, mas sim convites: abra as portas da OSC para o doador ou chame-o para acompanhar o trabalho nas redes sociais. Além das mensagens automatizadas, você pode gravar vídeos agradecendo o doador pelo nome ou mandar algo realmente personalizado pelas redes sociais. As cartinhas escritas à mão também continuam sendo interessantes, nesse momento.
Depois da primeira mensagem de agradecimento, busque envolver cada vez mais o doador com a causa: conte histórias inspiradoras do trabalho da ONG, mostre o resultado que as contribuições estão possibilitando, relembre-o de como essa causa é importante…
Ao fim do primeiro mês, mais ou menos — quando a segunda doação for processada —, o doador pode entrar no seu fluxo de relacionamento normal, recebendo os mesmos e-mails e mensagens que o resto da base. De qualquer maneira, bons agradecimentos no início do relacionamento com a OSC são indispensáveis para o engajamento do doador.
Leia também: Newsletter: aumente o engajamento dos doadores com e-mails
Além dos marca-páginas
Mensagens de agradecimento são muito importantes — indispensáveis! — mas a verdade é que isso é o mínimo que podemos fazer. Se queremos, de fato, impressionar os doadores e criar uma experiência incrível, é necessário ir além. Com isso, muitos apoiadores recebem kits de boas-vindas, com brindes físicos da ONG.
Aqueles brindes produzidos em massa, com a marca da ONG, são sempre uma opção para agradecer doadores — especialmente aqueles que fazem contribuições recorrentes e mais generosas. Mas precisamos concordar que muitos desses itens se tornaram “lugar-comum”, né? Muitos calendários e marca-páginas acabam no fundo do armário — desperdiçando os recursos da OSC, já que nenhum desses brindes é barato.
Portanto, sempre que formos produzir um brinde, é interessante pensar naquilo que pode ser realmente útil e desejável para aquele perfil de doador. Um caderno pode ser útil para quem trabalha ou estuda, uma camiseta pode ser interessante — mesmo que usada como pijama —, garrafinhas, ecobags e canecas são sempre necessárias… e por aí vai.
Para tornar esses brindes mais interessantes, invista em estampas e designs atraentes: use cores e motivos que lembrem a ONG ou a causa, mas sem focar apenas no logo. Vale contratar profissionais, pagos ou voluntários, para criar produtos mais bonitos e, com isso, otimizar o investimento nesses presentes.
Indo ainda mais além, quais outros produtos, além dos “personalizados”, você pode enviar? Seguem algumas ideias:
- Um voluntário pode produzir obras de arte (pinturas ou ilustrações) sobre a causa, ou então essa obra pode ser enviada como NFT, pela internet
- Um livro com uma história interessante, relacionada à causa, pode envolver ainda mais seus doadores. Ele pode ser físico, mas também um ebook
- Uma ONG ambiental pode presentear com uma pelúcia de um animal defendido ou uma muda de planta ou semente
- Uma cesta de frutas ou um pão artesanal pode ser um bom presente para doadores na mesma cidade
- Uma toalha com a estampa da ONG e bordada com o nome do doador, ou produtos de crochê, caso existam voluntários com essa habilidade
Para finalizar esse tópico, voltando à ideia de otimizar investimentos, sabemos que qualquer uma dessas ideias demanda muitos recursos. Por isso, é interessante dividir os doadores por faixas de contribuição: os menores valores podem receber presentes menos custosos. Mas é importante agradecer de forma proporcional ao valor da doação.
Crie um senso de comunidade
Saindo do escopo dos kits e presentes de boas-vindas, uma boa forma de agradecer a seus doadores recorrentes é incluí-los em um grupo de pessoas que sempre recebem “mimos” da ONG. A ideia é criar um senso de pertencimento àquela causa.
Você pode começar dando acesso a informações privilegiadas, antes de divulgá-las para o público geral: acesso às novas campanhas, oportunidade de dar opinião sobre novas ações da OSC, conversas com lideranças ou embaixadores da ONG, entre outras iniciativas.
Outra ideia é dar acesso privilegiado às instalações e eventos da ONG. Alguns exemplos: agendar um café na sede apenas para doadores recorrentes, dar possibilidade de comprar ingressos para eventos antecipadamente ou com desconto ou oferecer itens de bazar primeiro a esse grupo.
Sobre isso, é importante salientar: mesmo que você envie mensagens em massa para todo seu grupo de doadores recorrentes, é importante tratar essas pessoas como especiais. Elas são parte do time que mantém o trabalho vivo.
Aproveite os talentos internos da OSC
Quando o assunto é oferecer presentes ou “mimos” para doadores, sem demandar grandes investimentos, uma das melhores estratégias é aproveitar o que voluntários e colaboradores podem oferecer. Como na ideia da obra de arte ou toalha bordada, que demos acima.
Uma OSC dos Estados Unidos, por exemplo, criou um clube de corrida para doadores — aproveitando que um dos principais voluntários era maratonista. Isso, inclusive, serve para criar o senso de comunidade entre os participantes, como citamos no item anterior.
Reúna os talentos que seus voluntários e colaboradores estão dispostos a dividir: aulas de música, artes plásticas ou artesanato, orientações sobre economia, escrita criativa, nutrição ou economia doméstica, sessões de yoga, meditação ou ginástica no parque. São muitas possibilidades — e todas essas ações podem acontecer no ambiente digital, para otimizar custos. Apenas lembre-se de alinhá-las com a missão da OSC.
Para terminar, recomendamos que você analise todas as ideias de agradecimento de forma estratégica, adotando-as como ferramentas para retenção de doadores. Todas demandam investimentos, mas podem contribuir para trazer ainda mais recursos para sua OSC — seja pela manutenção dos doadores recorrentes ou ajudando a atrair novos apoiadores.
Qualquer ação de agradecimento precisa ter objetivo de informar, inspirar e aproximar o doador da causa. A cada novo contato, a pessoa precisa se identificar mais com a OSC e ter certeza de que tomou uma decisão correta quando contribuiu com ela.
Se você ficou com dúvida de quais ações são mais adequadas para sua OSC — ou quer contratar um CRM para envio de mensagens de agradecimento automatizadas — entre em contato com o time de especialistas da Trackmob. Vamos ficar felizes em ajudar.